Visão Lógica
  
Bloqueios por Firewall
  
O que são firewalls?
  
Com o crescimento da rede mundial de computadores, está cada vez mais comum o tráfego de malwares e ransomwares pela internet. Com isso a utilização de dispositivos de segurança na rede é de suma importância para segurança das informações.
Um método muito utilizado que contribuí para isto são os Firewalls: dispositivos de segurança próprios para monitoração do tráfego de rede (entrada e saída), permitindo ou bloqueando tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança (para saber mais clique aqui  ).

​Um firewall pode ser um hardware, software ou ambos. E para entender melhor como estes dispositivos relacionam-se com as aplicações da Visão Lógica, no presente manual mostraremos como identificar a presença de tais dispositivos e solicitar liberação das urls referentes ao Dropbox e ao FTP para o administrador de redes responsável ou das portas 20 e 21 referentes ao FTP.

1 - Firewall de proxy

Um firewall de proxy funciona a partir de um servidor proxy, e tem o objetivo de evitar conexões diretas de fora da rede para a rede interna (para saber mais
a Cisco tem um material mais explicativo  assim como o Ninja do Linux ).
A ideia básica do funcionamento do proxy é mostrada na imagem abaixo. A implementação ocorre por meio de um servidor de proxy que é implantado entre a rede externa e a interna, funcionando como um “filtro” para o tráfego:

  

 Imagem representativa de um proxy (modificado de AUGUSTO, 2016 )

Tendo como base o funcionamento dos proxys, mostraremos como verificar a presença deste tipo de firewall no ambiente de instalação para que possamos solicitar ao administrador de redes a liberação das urls do Dropbox e de nosso FTP.
 
No navegador clique nas configurações, do lado direito:
Role o scroll até o botão “Avançado”:
Em “Avançado” vá até “Sistemas” e então clique em “Abrir configurações de proxy”:
Será então aberta a janela de Propriedades de Internet do Windows, na aba Conexões, clique no botão “Configurações de LAN”:
Verifique se a opção “Use um servidor de proxy para sua LAN” está ativa e possui o IP do servidor de proxy ativo no momento, bem como a sua porta:
Neste caso, é necessário verificar se tal servidor de proxy bloqueia as urls do FTP da Visão Lógica   e do Dropbox . Caso exista bloqueio será necessário solicitar liberação ao administrador de rede das urls solicitadas, no servidor de proxy, para que seja possível a comunicação dos softwares Visão Lógica com a rede externa.
2 – Outros firewalls

Existem firewalls cujas regras de tráfego são habilitadas via porta (até mesmo roteadores podem vir com um firewall integrado). Neste caso é necessário solicitar ao administrador de redes a liberação das portas 20 e 21, referentes ao FTP, como mostrado no quadro abaixo:

3 – Outros bloqueios

Eventualmente, há possibilidade de existirem bloqueios extras na rede, não dependendo exclusivamente da presença de um firewall. Um exemplo disto é o Spamhaus que executa uma varredura na rede bloqueado possíveis IPs suspeitos. Caso ocorra algum erro de download peça ao administrador responsável para checar se nenhum IP interno sofreu bloqueio de rede, através do site do
Spamhaus . Um exemplo, ainda de firewall, que pode ter este tipo de bloqueio integrado é o Kerio , uma ferramenta completa de controle de tráfego, basicamente um firewall da próxima geração. Caso exista este tipo de ferramenta em sua rede convém verificar com o administrador de rede responsável sobre possíveis bloqueios de download, já informados neste manual.
  
Com estes cuidados evitamos problemas como falhas de instalação dos softwares, bem como falhas de atualização, tratamento de dados, etc.


Voltar para Manuais
Entre em Contato